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Salgueiro focará na essência ianomâmi e não na tragédia, diz enredista

Bruno Pereira e Dom Phillips também serão homenageados no desfile

Indígenasf12 bet grupo de sinaisRoraima (Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil)

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Agência Brasil - Há um ano, uma sérief12 bet grupo de sinaisações governamentais foi anunciada para fazer frente a uma tragédia humanitária que se arrastava há alguns anos na Terra Indígena Yanomani, no extremo norte do Brasil. A crise, relacionada com o avanço do garimpo ilegal na região, se traduziaf12 bet grupo de sinaisfome, contaminação e alarmante aumentof12 bet grupo de sinaisdiferentes doenças, sobretudo a malária. Segundo dados do Ministério dos Povos Indígenas, apenasf12 bet grupo de sinais2022, morreram 99 crianças da etnia com menosf12 bet grupo de sinaiscinco anos, na maioria dos casos por desnutrição, pneumonia e diarreia.

A repercussão da tragédia gerou comoção nacional e sensibilizou lideranças do Salgueiro. A escolaf12 bet grupo de sinaissamba do Riof12 bet grupo de sinaisJaneiro levará para o desfile do carnaval deste ano o enredo Hutukara. Será a terceira agremiação a atravessar a Marquêsf12 bet grupo de sinaisSapucaí no domingo, 11f12 bet grupo de sinaisfevereiro. Mas Igor Ricardo, enredista do Salgueiro, adverte: o foco não será a crise humanitária.

"Nós até vamos abordar a tragédiaf12 bet grupo de sinaisum momento específico do desfile, mas o desfile não é sobre a tragédia. O desfile é sobre a essência do povo Yanomami. Quem é verdadeiramente o povo Yanomani? Na televisão, os yanomamis só aparecem quando veiculam notícias sobre a malária ou sobre os impactos do garimpo nas suas terras. Aquilo não é o indígena. É o resultado que a açãof12 bet grupo de sinaisgarimpeiros e forasteiros gera nos indígenas. Mas o que esse povo faz? Do que se alimenta? Como trabalham?".

A Terra Yanomani ocupa maisf12 bet grupo de sinais9 milhõesf12 bet grupo de sinaishectares e se estende pelos estadosf12 bet grupo de sinaisRoraima e do Amazonas. É a maior reserva indígena do país. Os resultados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileirof12 bet grupo de sinaisGeografia e Estatística (IBGE) apontam que maisf12 bet grupo de sinais27 mil indígenas vivem nessa área.

A principal referência para o desenvolvimento do enredo foi o livro A Queda do Céu, assinado pelo xamã yanomani Davi Kopenawa e pelo antropólogo francês Bruce Albert. A obra foi lançada na Françaf12 bet grupo de sinais2010 e tevef12 bet grupo de sinaisprimeira edição traduzida para o portuguêsf12 bet grupo de sinais2015.

"O yanomami é um povo desconhecido pra gente. Quem lê o livro vai descobrir um universo fantástico. Traduzir isso para o desfile é difícil, foi complexo. O carnaval já tem muita tradiçãof12 bet grupo de sinaisfalar sobre o povo negro, os povosf12 bet grupo de sinaisraiz africana. E com o tempo, fomos nos familiarizando. A gente tem maior conhecimento, por exemplo, sobre Oxum, sobre Ogum. Mas ainda somos muito carentesf12 bet grupo de sinaisconhecimento sobre os povos indígenas. Desenvolvendo esse enredo do Salgueiro, percebi na verdade que a gente não conhece quase nada da cultura indígena", observa Igor.

O enredista afirma que, no Dia do Índio, celebrado anualmentef12 bet grupo de sinais19f12 bet grupo de sinaisAbril, as escolas costumam organizar apresentações das crianças vestidas com cocares ou sainhas com penas. Segundo ele, essas representações ocorrem muitas vezes a partirf12 bet grupo de sinaisestereótipos. Também tem ocorrido nos últimos anos, sobretudo nas redes sociais, discussões acaloradasf12 bet grupo de sinaistorno da tradiçãof12 bet grupo de sinaisse usar fantasias com adereços indígenas durante o carnaval. Críticos veem desrespeito à cultura desses povos, enquanto outros consideram se tratarf12 bet grupo de sinaisuma homenagem.

Para o enredista, umas das missões do Salgueiro é mostrar que há uma diversidade entre os indígenas, destacando as especificidades. Para isso, há uma esforçof12 bet grupo de sinaisser o mais fidedigno possível à representação yanomami. O próprio Davi Kopenawa esteve no barracão para dar o seu parecer sobre as fantasias.

"A gente está tentando ao máximo respeitar os yanomamis como eles são. É a pintura corporal específica deles, é o cocar deles, são os adereços que eles usam no braço. O Salgueiro está se preocupando muito com relação a isso. A gente está muito seguro porque a gente buscou o tempo inteiro se guiar pelo olhar do próprio yanomami. Esculturas que estarão no carro do Salgueiro foram referenciadasf12 bet grupo de sinaisimagens feitas na própria aldeia", conta Igor.

O desfile também irá apresentar a mitologia yanomami, as práticas culturais, as atividades cotidianas. "O Davi Kopenawa fala que para você respeitar um povo, é preciso conhecê-lo verdadeiramente. Então é um convite ao mundo para conhecer verdadeiramente o povo yanomami, que tanto tem sofrido pela ação do homem branco".

No final do desfile, esse convite será estendido para que o público procure conhecer também as populaçõesf12 bet grupo de sinaisoutras etnias. "São povos que lutam para preservar a língua, lutam contra o desmatamento, contra o tráficof12 bet grupo de sinaisdrogas, contra o riscof12 bet grupo de sinaisdespejo. Mas a gente busca mostrar cada esses povos pelas particularidadesf12 bet grupo de sinaiscada um deles. Não pela tragédia, mas pela beleza única e exclusiva que eles têm".

Igor dá um exemplo. "Os Xoklengs têm aparecido muito na mídia por conta do seu protagonismo na resistência contra a tese do Marco Temporal. Mas as notícias não destacam quem são os Xoklengs? Então, por exemplo, eles têm a tradiçãof12 bet grupo de sinaisfazer um mantof12 bet grupo de sinaisurtiga. Como eles estãof12 bet grupo de sinaisSanta Catarina, eles precisam no invernof12 bet grupo de sinaismuita proteção contra o frio. E eles produzem um manto bem característico. E nós vamos representá-los no desfile com esse manto".

A palavra Hutukara, título do enredo, é traduzido por Igor como terra-floresta. Ele alerta, porém, para a complexidade do significado do termo. Em 2013, durante uma conferência realizada na Universidade Federalf12 bet grupo de sinaisMinas Gerais (UFMG) e documentadaf12 bet grupo de sinaisuma publicação da instituição, Davi Kopenawa ofereceu um explicação mais aprofundada.

"Nós, povo Yanomami, conhecemos há muitos anos, maisf12 bet grupo de sinaisquinhentos anos, o que nosso pai colocou como Hutukara. Hutukara é uma terra, o branco chamaf12 bet grupo de sinais'mundo', outros falam a palavra 'universo'. É assim que o branco fala, branco fala que o mundo é redondo. Para nós, povo indígena aqui do Brasil, outros povos indígenas, cada um chama diferente: alguns chamam Hutukara, outros chamam Tupã, outros chamam diferente, mas é uma só. É uma Hutukara só. E nós estamos aqui sentados na barriga da nossa terra mãe. A Hutukara fica junto com a pedra, terra, com a areia, o rio, o mar, o sol, a chuva e o vento. Hutukara é um corpo, um corpo que é unido, ela não pode ficar separada", disse o xamã.

Para retratar o mundo yanomamif12 bet grupo de sinaisforma mais fidedigna, a linguagem tem sido uma aposta do Salgueiro. A sinopse do enredo faz usof12 bet grupo de sinaisdiversas palavras do idioma yanomami, muitas das quais foram levadas também para o samba-enredo Ya temi xoa! Aê, êa! Ya temi xoa! Aê, êa!.

A música é assinada por oito compositores. "Tem gente que tem mais facilidade para mexer com melodia, outros mais facilidade para poesia. Mas todo mundo faz um pouquinhof12 bet grupo de sinaiscada coisa. Nossa parceria, graças a Deus, é bem servidaf12 bet grupo de sinaistanto poetas quantof12 bet grupo de sinaismúsicos", explica um deles, Marcelo Motta.

Emf12 bet grupo de sinaisvisão, a composição soa como um manifesto. "Não podemos mais aceitar que seres humanos sejam vítimas da exploraçãof12 bet grupo de sinaissuas terras, ocasionando danos àf12 bet grupo de sinaisvida e às suas famílias. A mensagem é um verdadeiro manifesto a favor dos povos originários e contra a ganância do homem branco, contra a mineração destrutiva, contra a exploração das terras que pertencem àquele povo", diz.

De acordo com Marcelo Motta, o processof12 bet grupo de sinaisprodução do samba-enredo envolveu uma imersão no mundo yanomani. "Cada um dos compositores foi se aprofundando mais individualmente também. Eu assisti documentários, entrevistas do Davi Kopenawa nas redes sociais. E depois fizemos reuniões onde cada um trazia suas ideias."

O resultado agradou o enredista Igor. "O yanomami não fala português na aldeia. O yanomami tem a própria língua. E o samba-enredo foi muito felizf12 bet grupo de sinaistrazer expressões yanomamis que pouquíssimas pessoas conhecem. E pela visibilidade que o carnaval possui, vai gerar interesse nessa língua", avalia.

Desfile

Igor destaca que esse trabalhof12 bet grupo de sinaispesquisa foi encampado com entusiasmo por todos envolvidos na construção do desfile deste ano. Embora o livro A Queda do Céu tenha sido seu principal guia, outros conteúdos também se tornaram referência para a elaboração da sinopse do enredo.

Ele afirma já ter lido 15 obras e cinco artigos, alémf12 bet grupo de sinaister assistido diversos vídeos. Igor precisa entregar ao corpof12 bet grupo de sinaisjurados com a defesa do enredo e, por isso, continua lendo outros materiais para fundamentar seus argumentos.

"Hoje eu considero que consigo entender, que consigo dialogar com as pessoas sobre a cultura yanomami. Foi um processo intensof12 bet grupo de sinaispesquisa ef12 bet grupo de sinaisestudo porque foi tudo muito novo. E nós vamos mostrar isso. Será um passeio pelo universo yanomami, que tem uma mitologia riquíssima. O desfile começa mostrando o Omama, que é o Deus da criação", conta.

O Salgueiro também destacará a importância da pesca e da caça como práticas cotidianas, bem como o trabalho das mulheres na roça e na colheitaf12 bet grupo de sinaisfrutos e principalmente da pupunha, que é característica da Amazônia. "Vamos retratar a Festa da Pupunha. Mas é importante destacar que iremos mostrar o dia a diaf12 bet grupo de sinaisuma aldeia, a maiorf12 bet grupo de sinaisTerra Yanomani. Porque são maisf12 bet grupo de sinais200 aldeias espalhadas por todo o território", ressalta Igor Ricardo.

A chegada do garimpo e a cobiça pelo metais preciosos serão representadasf12 bet grupo de sinaisum setor específico. A forma como os yanomamis veem essa situação, a partir daf12 bet grupo de sinaismitologia, também será apresentada. "Se tem o Deus da criação que é o Omama, eles acreditam no Deus da destruição que é o Yoasi", explica o enredista.

Fatos relevantes relacionados com a história e a cultura destes povos também serão apresentados ao público. Será feita referência a artistas plásticos yanomamis que estão expondo fora do Brasil,f12 bet grupo de sinaisdiferentes países da Europa e também na China e nos Estados Unidos. Haverá também menção ao livro Ana Mopö: Cogumelos Yanomanis, resultadof12 bet grupo de sinaisum trabalhof12 bet grupo de sinaispesquisadores indígenas e não indígenas. A obra foi premiadaf12 bet grupo de sinais2017 na 59ª edição do Prêmio Jabutif12 bet grupo de sinaisLiteratura, na categoria Gastronomia. "Isso deu muito orgulho a eles. Mas recebeu pouco destaque. Foi notícia? Foi. Mas não com tanta repercussão quanto a tragédia humanitária", destascA Igor.

O desfile reservará ainda espaço para homenagear o indigenista Bruno Pereira e o repórter britânico Dom Phillips, mortos no anof12 bet grupo de sinais2022f12 bet grupo de sinaisuma emboscada no Vale do Javari, no Amazonas. "Como diz o Davi Kopenawa, não é que os brancos não possam conhecer verdadeiramente os indígenas. É que a gente realmente não conhece. Mas existem alguns brancos que entenderam quem são verdadeiramente os indígenas. E o Bruno e o Dom foram dois deles. Eles conheceram profundamente os povos Matis que vivem no Vale do Javari. E o Salgueiro está fazendo agora esse movimento: é uma escolaf12 bet grupo de sinaissamba não-indígena que está tentando entender quem são os indígenas".

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